Hemangiomahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Hemangioma
Hemangioma é um tumor vascular geralmente benigno derivado de tipos de células de vasos sanguíneos. A forma mais comum é o hemangioma infantil, mais comumente observado na pele ao nascimento ou nas primeiras semanas de vida. Um hemangioma pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas aparece mais comumente na face, couro cabeludo, tórax ou costas. Eles tendem a crescer por até um ano antes de diminuir gradualmente à medida que a criança cresce. Um hemangioma pode precisar ser tratado se interferir na visão ou na respiração ou se tiver probabilidade de causar desfiguração a longo prazo.

A cor do hemangioma depende da profundidade da pele: os hemangiomas superficiais (próximos à superfície da pele) tendem a ser vermelhos brilhantes; os hemangiomas profundos (mais distantes da superfície da pele) costumam ser azuis ou roxos.

Os tipos mais comuns de hemangioma são os hemangiomas infantis e os hemangiomas congênitos.
Infantile hemangiomas
Os hemangiomas infantis são o tumor benigno mais comum encontrado em crianças. Eles são constituídos por vasos sanguíneos, geralmente chamados de marcas de morango. Eles geralmente aparecem na pele dos bebês dias ou semanas após o nascimento. Eles tendem a crescer rapidamente por até um ano. A maioria encolhe ou involui sem maiores problemas; no entanto, alguns podem ulcerar e formar crostas que podem ser dolorosas.

Congenital hemangiomas
Os hemangiomas congênitos estão presentes na pele ao nascimento, ao contrário dos hemangiomas infantis, que aparecem mais tarde. Eles estão totalmente formados ao nascer, o que significa que não crescem após o nascimento da criança, como acontece com os hemangiomas infantis. A prevalência do hemangioma congênito é menor que a dos hemangiomas infantis.

Diagnóstico
O diagnóstico geralmente é feito clinicamente sem biópsia. Dependendo da localização do hemangioma, exames como ressonância magnética ou ultrassom podem ser realizados para verificar até que ponto o hemangioma atingiu a pele e se afetou órgãos internos.

Tratamento
Os hemangiomas geralmente desaparecem gradualmente com o tempo e muitos não requerem tratamento. No entanto, os hemangiomas em áreas potencialmente incapacitantes (pálpebras, vias aéreas) requerem tratamento precoce. Cosmeticamente, o tratamento precoce geralmente dá melhores resultados.
#Dye laser (e.g. V-beam)
☆ Nos resultados do Stiftung Warentest de 2022 da Alemanha, a satisfação do consumidor com o ModelDerm foi apenas ligeiramente inferior do que com as consultas pagas de telemedicina.
  • Se a lesão no couro cabeludo não desaparecer espontaneamente, a excisão poderá ser considerada.
  • Devido ao seu formato irregular, tumores vasculares malignos (Kaposi sarcoma) devem ser descartados com uma biópsia.
  • Infantile hemangioma ― Começa plano e engrossa com o tempo. Em muitos casos, pode desaparecer naturalmente, mas caso contrário, o tratamento a laser pode ser considerado por razões estéticas.
  • Braço da criança; As lesões podem engrossar com o tempo, dificultando o tratamento com laser (dye laser). É preferível iniciar o tratamento o mais rápido possível para obter melhores resultados cosméticos.
  • Cherry angioma ― É uma neoplasia benigna comum que se desenvolve com a idade.
References Hemangioma 30855820 
NIH
Hemangiomas , também conhecidos como hemangiomas infantis (strawberry marks) , são os tumores não cancerosos mais comuns em bebês. Esses crescimentos acontecem por causa de células extras dos vasos sanguíneos. Alguns estão presentes quando o bebê nasce, enquanto outros aparecem mais tarde. Freqüentemente, eles crescem rapidamente no início e depois desaparecem por conta própria.
Hemangiomas, also known as hemangiomas of infancy or infantile hemangiomas (IH), are the most common benign tumor of infancy. They are often called strawberry marks due to their clinical appearance. Endothelial cell proliferation results in hemangiomas. Congenital hemangiomas are visible at birth whereas infantile hemangiomas appear later in infancy. Infantile angiomas are characterized by early, rapid growth followed by spontaneous involution.
 Hemangioma: Recent Advances 31807282 
NIH
A melhor maneira de tratar um hemangioma sintomático geralmente envolve uma combinação de métodos, que podem mudar de acordo com seu tamanho, onde está e quão próximo está de partes importantes do corpo. Os tratamentos podem incluir o uso de betabloqueadores na pele, tomar comprimidos de propranolol ou injeções de esteróides. Às vezes, é necessária uma cirurgia para removê-lo ou tratamentos a laser para obter os melhores resultados a longo prazo.
The ideal treatment for a symptomatic hemangioma is often multimodal and may vary depending on the size, location, and proximity to critical structures. Medical treatments include topical beta blockers, oral propranolol, or steroid injections. Surgical resection and laser therapies may be necessary to optimize long term outcomes.
 Childhood Vascular Tumors 33194900 
NIH
Infantile Hemangioma, Congenital Hemangiomas, Pyogenic Granuloma, Tufted Angioma, Kaposiform Hemangioendothelioma, Dabska Tumor, Hemangioendothelioma, Pseudomyogenic Hemangioendothelioma, Angiosarcoma